CERIMÔNIA DAS AREIAS E SEUS SIGNIFICADOS

jan 30, 2018 | Blog, Cerimônias | 0 Comentários

Vamos falar um pouquinho sobre uma cerimônia ou ritual que muitos casais estão seguindo, a Cerimônia das Areias

Eu acho linda essa opção e não só pela lembrança linda que se leva pra casa com as areias misturadas, mas pelo seu significado. Ninguém sabe ao certo de onde surgiu, mas todas as teorias existentes dizem que eram usadas em casamentos.

Significados

A cerimônia ou ritual simboliza as declarações mais significativas sobre a união de duas pessoas, onde podemos imputar significado religioso ou não.

Quando trazemos para o campo religioso frisamos as passagens bíblicas que dizem que o que Deus Uniu, o homem não separa, onde dizemos no momento da cerimônia que uma vez unidas por Deus em sagrado matrimônio, assim como as areias não podem ser separadas, eles também não serão. Que esse amor e essa relação seja indissolúvel e inseparável, eterna como são as promessas de Deus, até que a morte os separe.

Podemos também declamar sem conotação religiosa sobre esse ritual, tendo como base também o nosso desejo e de todos os presentes que a relação que está sendo celebrada naquele momento seja indissolúvel e inseparável.

Que as tempestades e movimentos mais bruscos, simbolizados pela rotina e problemas que podem vir a acontecer durante a vida a dois, poderão mudar os desenhos formados pelas areias mas jamais separa-los, formando muitas das vezes, desenhos ainda mais bonitos!

Enquanto isso as areias são depositadas no recipiente escolhido pelos noivos e guardado por eles como uma lembrança desse momento e dessas palavras tão especiais que foram ditas.

Cerimônia das Areias

Como ela é feita?

Existem várias formas de realizar essa cerimônia. Ela pode ser feita antes do grande dia e simbolizada e explicada no dia.

Existe a possibilidade dos noivos optarem por usar todas as cores, com significados distintos.  Porém, nós da Mar de Sonhos, preferimos usar a opção de se utilizar apenas duas cores. Assim, cada um escolhe a cor que mais os representa individualmente e, em caso de simbolismo religioso, a areia branca como base do ritual. Ela pode ser colocada pelos pais, pelo celebrante ou por alguém escolhido pelo casal.

No momento da cerimônia, onde explicamos o ritual são depositadas as areias, primeiro a branca, simbolizando Deus como base de sustentação na vida do casal (quando houver), e em seguida cada um deposita pausadamente a areia da cor correspondente a si, demonstrando que, para a vida a dois dar certo é necessário ceder a vez ao outro, com paciência, cumplicidade e união agindo ambos em prol do desejo comum, que é serem felizes.

As cores e seus significados

Caso os noivos queiram usar todas as areias ou mais alguma em específico, as cores possuem alguns significados simbólicos que são:

Cerimônia das Areias– Branca: paz, pureza, Deus

– Preto: dignidade, luxo e fantasia

– Dourada: significa riqueza

– Amarela: prosperidade

– Vermelha: amor, desejo e sensualidade

– Rosa: romantismo e beleza

– Lilás: intuição e espiritualidade

– Marrom: maturidade e responsabilidade

– Verde: esperança

– Azul: lealdade, fidelidade, sutileza e saúde.

Nós da Mar de Sonhos, através da celebrante Michelle Gomes, temos como objetivo, realizar sonhos, podendo modificar, alterar, incluir ou até criar o ritual que simbolize a relação de cada casal.